19/8/2013

Volvo inicia projeto de geração de energia solar e eólica na fábrica de Curitiba



by Comunicação Corporativa

A Volvo iniciou um projeto piloto de captação de energia solar e eólica em seu complexo industrial de Curitiba, no Paraná. As duas fontes de energia são complementares e vão permitir um resultado de geração de energia mais estável, de acordo com a conveniência do clima.

"Estamos buscando alternativas energéticas renováveis, que não tenham impacto ambiental. Respeito ao meio ambiente é um dos valores corporativos da Volvo e este projeto está alinhado às estratégias da empresa de desenvolver e utilizar soluções sustentáveis nos processos produtivos", afirma Cyro Martins, diretor de operações de manufatura do Grupo Volvo no Brasil.

O projeto inicial conta uma turbina eólica e 30 painéis de captação de energia solar. A potência instalada é de 9,3 kW e o sistema está ligado diretamente à rede elétrica que abastece os escritórios da linha de montagem de caminhões e ônibus. "Iniciamos em uma área piloto para, no futuro, ampliar o projeto para as linhas de montagem", explica Marcos Lima, gerente de Engenharia de Fábrica.

Desde o início de suas operações, há mais de 85 anos, a Volvo adotou como valores essenciais a segurança, a qualidade e o respeito ao meio ambiente. Desde então, a empresa investe em tecnologias, produtos e projetos que contribuam com o desenvolvimento de soluções sustentáveis de transporte e também aplicadas aos seus processos produtivos.

"Uma empresa torna-se sustentável mantendo um caminho constante de inovação em suas práticas. Para ser sustentável, uma inciativa precisa ser economicamente viável, correta do ponto de vista social e ecologicamente adequada. Hoje, a sustentabilidade está popularizada, mas a adoção de práticas alinhadas a este conceito faz parte da história da Volvo", destaca Martins.

Os resultados do trabalho da Volvo na construção de uma sociedade mais sustentável são efetivos. Internamente, a política ambiental da empresa está voltada ao planejamento e produção de veículos com eficiência energética e à redução dos impactos ambientais em todas as suas atividades produtivas, como a redução das emissões de CO2 em suas fábricas. Além disso, a empresa também adota modernas práticas de gestão de pessoas, o que lhe rendeu o prêmio de melhor empresa para se trabalhar no Brasil em 2008 e 2011 do Guia Exame - Você S/A, e o Prêmio Nacional da Qualidade em 2009 e 2012, o maior reconhecimento de excelência em gestão para empresas no Brasil.

No relacionamento com a sociedade, a Volvo realiza diversos programas que evidenciam o compromisso da marca com causas sociais, como o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), que há 26 anos mobiliza a sociedade para um trânsito mais seguro e humano; e o Centro Volvo Ambiental, espaço destinado à atividades de geração de renda e à educação ambiental por meio da cultura.

Flickr da Volvo do Brasil Acesse o álbum de imagens deste release no Flickr


Mais informações,

Milena Miziara - Grupo Volvo América Latina
Assessoria de Imprensa - Comunicação Corporativa
Tel.: +55 41 3317- 4255 - E-mail:
milena.miziara@volvo.com



Printer friendly version